De Cusco – Para Machu Picchu (Maneira mais barata!)

01 setembro 2011 by Mathias Matas Hennig

São poucas as maneiras para ir de Cusco para Aguas Calientes (cidade base para visitar Machu Picchu), assim se você não planejar bem, você pode acabar gastando um bom dinheiro sem necessidade.
Para ir de Cusco para Aguas Calientes (cidade base para visitar Machu Picchu) existem três opções:

  1. Trem de Cusco para Machu Picchu – Recomendado para quem quer mais conforto, e sabe que terá que pagar um pouco mais.  Preço: Confira os preços aqui.
  2. Caminhando pelo Inca Trail – Recomendado para quem quer ter um pouco mais de aventura  e está disposto a pagar caro para isso. Preço: 400-500 dólares, incluso 4 dias de caminhada e entrada, .
  3. Onibus local, minivan e caminhada – Recomendado para quem não necessita muito de conforto, quer mais aventura e quer pagar barato! Preço: mais ou menos 30 dólares.

Resumo

Rota: Cusco – Aguas Calientes
Tempo: Entre 10 e 13 horas (ida) – 20 -26 horas (ida e volta)
Custo: 70-80 Sóles (30 dólares) ida e volta
Observação: Nesse trageto você não irá encontrar ninguém de salto alto, ou usando camisa de seda, mas não vai faltar viajantes com um sorriso na cara que fazem de tudo para gastar menos e viajar o quanto mais! Faça bom proveito!

De Cusco  para Aguas Calientes (cidade base para quem quer visitar Machu Picchu)

1. De Cusco para Santa Maria

Na rodoviária Santiago em Cusco compre um bilhete de ônibus para Santa Maria (custa entre 15 e 20 Soles, mais ou menos 8 dólares e demora em torno de 6 horas). Os ônibus saem as 08:00, 13:00 e 20:00. O único horário que não é recomendado é os das 13:00, pois com esse horário você perde as outras conexões. Se você pegar o ônibus das 08:00, você vai chegar pela a noite em Aguas Calientes, seguindo a lógica se você pegar o ônibus das 20:00 você irá chegar em Aguas Calientes na manhã do próximo dia.

2. De Santa Maria para Santa Teresa (Hidroelétrica)

Chegando em Santa Maria, você irá encontrar minivans oferecendo transporte para Santa Teresa (custa entre 15 e 20 Soles, mais ou menos 8 dólares e demora em torno de 3 horas). Compre o bilhete no que chegar, pois assim que forem vendidas todos os lugares a minivan sai na mesma hora e você não quer ficar sem um lugar! Algumas minivans só irão te levar até Santa Teresa e não até a hidroelétrica da onde se começa a caminhada. Caso a sua minivan não vá até a hidroelétrica, irá ter alguma outra minivan oferecendo para te levar até ela.

3. Da Hidroelétrica para Aguas Calientes

Chegando na hidroelétrica, pergunte para o motorista da minivan aonde está a trilha do trem e a direção para chegar a Aguas Calientes. Agora é só caminhar sobre o trilhos em direção a Aguas Calientes (2-3 horas) e se lembrar de sair de cima dos trilhos quando o trem for passar! A caminhada tem bastante verde, é fácil e não tem como se perder.
Enquanto caminhando é uma hora boa para fazer amizades com outros viajantes indo para Aguas Calientes.

4. De Aguas Calientes para Machu Picchu

Ótimo. Você chegou em Aguas Calientes, agora a primeira coisa a fazer é perguntar por acomodações e com certeza você irá encontrar algo que caiba no seu bolso. A segunda coisa a fazer é comprar a sua entrada para Machu Picchu (120 Soles, meia entrada para estudante, mas você precisa ter a carteira de estudante com você! Muita gente compra para estudante em Aguas Calientes achando que se deu bem e quando chega em Machu Picchu tem que pagar a diferença!)
Machu Picchu fica lotado durante a maior parte do dia, exceto bem pela manhã (06:00) e é a essa hora que você quer estar lá! Acorde cedo 04:00-05:00 e comesse a caminhar para Machu Picchu. A caminhada demora entre 30-90 minutos dependendo do seu preparo. Caso você não queira caminhar, você pode pegar o ônibus que vai de Aguas Calientes para Machu Picchu (36 Soles para ir e voltar), o primeiro sai as 05:30 e tem um a cada 30 minutos.
Entrando em Machu Picchu caminhe direto para a sua esquerda, e de lá, caso o não esteja nublado, você verá a clássica vista de cartão postal de Machu Picchu e todo seu esforço foi mais do que recompesado!

Dica1: A montanha Wayna Picchu, que fica do outro lado da entrada, abre as 07:00 e só deixa 400 visitantes entrarem por dia, a vista de lá é sensacional e você não quer ficar fora desses 400! A subida é um tanto ingrime, mas com certeza vale cada gota de suor.

Dica2: Leve algum chocolate (ou algo com açucar) e água para Machu Picchu. Você irá caminhar bastante e é importante estar com energia e hidratado o tempo inteiro.

De Aguas Calientes para Cusco

Acorde cedo (05:00) para caminhar de volta pelos trilho do trem até a hidroelétrica de SantaTeresa. Lá irá ter minivans esperando para te levar de volta a Santa Maria. Em Santa Maria tem ônibus para Cusco saindo as 10:00 e as 14:00. Caso você tenha feito amizades e consegua fechar um grupo de 8-10 pessoas, você pode negociar com alguma minivan para levar o grupo para Cusco. A viagem de minivan para Cusco é o mesmo preço e é muito mais confortável e segura.

Vídeo de quando eu fiz o roteiro descrito acima

Você também pode gostar de:

69 Comentários em “De Cusco – Para Machu Picchu (Maneira mais barata!)”

  1. Olá Mathias,
    Adorei as dicas!
    Gostaria de saber se existe opção de ônibus, van ou minivan de Cusco à Machu Pichu direto?
    Se existe quanto tempo levaria e qual o custo qnd vc foi?

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Guilherme, beleza?
    Cara com certeza não tem ônibus, van ou minivan de Cusco à Machu Pichu direto, pois não existe estrada para carros no trajeto inteiro.
    Talvez tenha alguma empresa que ofereça o trajeto de Cusco até a hidroelétrica, embora eu não conheça, e depois seria só caminhando.
    A princípio seria ou de trem ou o meu roteiro acima.

    Boa sorte e boa viagem!

  2. Ola tudo bem Mathias?

    Por favor vc sabe se existe linha de onibus ligando Lima para Cusco? As pessoas comentam que é perigoso essa rota ja procurei pela internet e não consigo encontrar informações atuais planejo ir no inicio de junho e estou quase desistindo pela falta de informações os pacotes das agencias de turismo estão por volta de 5000 e queriamos ver se da pra ir de onibus… e tentar colocar a viagem dentro do orçamento.
    obrigada.

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Patrícia, tudo bem?

    Essa rota existe, mas como eu não fiz não saberia dizer se é perigosa ou não, no meu caso eu fui de Lima para Ica e depois para Cusco sem maiores problemas.
    Eu achei esse link com preços de passagem de ônibus:
    http://www.go2peru.com/peru_bus/buses_from_to_cuzco.htm

    E esse outro com preço de passagem de avião:
    http://www.go2peru.com/peru_flights/flights_from_to_cuzco.htm

    Caso tu vá de ônibus, eu li que a companhia Cruz del Sur é recomendada bastante.
    Mais do que infelizmente não sei como te ajudar…

    Boa sorte e boa viagem!

  3. Ola Mathias!
    Estou indo para Macchupicchu em junho justamente na festa do Sol onde sera lotado! irei no dia 22/06 para Aguas calientes de trem e me hospedar para conhecer o sitio no dia seguinte só que para a volta nao ha mais ingressos de trem. Como faço para voltar a Cusco de onibus? Parabens pelas informações importantes em sua pagina! Obrigado, Marcio

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Marcio, tudo bem?
    cara se tu der uma olhada no artigo de novo, tu vai ver que no final abaixo de “DE AGUAS CALIENTES PARA CUSCO” fala sobre como voltar de Aguas Calientes para Cusco de ônibus…

    Qaulquer outra dúvida é só perguntar!

    Abraço!

    esqueci

    MARCIO

    Mathias, acho que nao tem jeito de voltar para cusco, pois sairei de aguas caliestes a tarde, entao não tem com ir a Santa Tereza e pegar van. Vou ficar tentando abrir o perurail.com para ver se abrem vagas no trem… muito obrigado por responder! Abraços

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Sem problema Marcio! Boa sorte e boa viagem!

  4. Pow de Cusco para Machu Piccho eu levo quantos dias no geral?

    Ahh se tiver alguem que vá em agosto/2013 após o dia 15, me procura, vou com um grupo e quanto mais gente melhor

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Cara depende se tu for fazer alguma trilha inca, ou se tu vai ir direto.
    Se tu for direto de trem ou de ônibus e minivan tu chega no mesmo dia.

    Abraço e boa viagem!

  5. Cara, eu tõ indo em junho e estava com certa dificuldade para encontrar a dica perfeita… Meu, Tu matou a pau! Prático, direto, obejtivo e, o que todo bom mochileiro curte: barato! Valeu pelas dicas, de coração! Me add no face para que eu possa abusar da boa vontade e perguntar ‘cositas más’!!! Abração.

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    E ai Kadu beleza? Cara fico feliz que tenha te ajudado, sempre bom saber que alguém está aproveitando o mesmo roteiro.

    Cara eu uso pouco o facebook, mas qualquer coisa, pergunta aqui mesmo que respondo o mais rápido que der!

    Abraço!

  6. Oieee!
    Tem notícias se continua sendo possível fazer este percurso?? Fiz um orçamento hoje à tarde para um passeio bem bate-bolta (8 dias) de Lima, Cuzco, Machu Picchu e de volta pra Lima que ficou em R$2500,00 reais!! Fui pegando as informações dos sites… Saiu das minhas possibilidades! Agora estou procurando as alternativas menos usuais…

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Anne, tudo bem?

    Olha a não ser que tenha acontecido algum deslisamento em alguma das estradas, não tem motivo para esse percurso não estar funcionando…O pessoal tem feito e deixado comentários positivos!

    Realmente os meios mais convencionais custam um pouco mais caro, mas se tu tiver com o espirito aventureiro em dia, acho que tu vais gostar do meu roteiro :)

  7. Olá, adorei tudin da sua viagem, mas gostaria de umas informações,tem como ir de Cuzco à San Matias direto?
    Se tem vc sabe o preço?

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Meire, tudo bem?

    Essa eu não sei responder infelizmente. Eu sei que as passagens de ônibus não são caras e tem boas conexões, mas mais do que isso, não tenho como ajudar…

  8. Caro irmão , tais informações foram exatas as minhas perguntas. Inclusive este trajeto pela hidroelétrica é muito bonito pelo que vi. Queria ir além , a pergunta é existe a possibilidade de andar sozinho pela região? Tipo , estou hospedado em aguas calientes por exemplo , dai vou andando sem nenhum guia até as ruinas e sitios arqueológicos da trilha inca? Ou caso algum guia me veja , ele vai informar alguma guarda municipal ou policia?

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Opa Rodrigo, beleza?

    Cara não acredito que teria qualquer problema tu caminhar sozinho pela região pr´ximo a Aguas Calientes, o único problema que eu imaginaria, seria caso tu estivesse em algum lugar que precisa ter ingresso e tu não tivesse um, dai sim tu provavelmente seria retirado do local sem muita conversa.

    Sobre a trilha inca eu não sei muito sobre o assunto, mas pelo que eu li desde 2001 tu não pode fazer o percurso sem guia autorizado, tu teria que no caso, ou fazer por um agência ou com um guia que parece que custa em torno de 50 USD por dia.

    Boa sorte e boa viagem, e qualquer coisa é só perguntar!

    Abraço!

  9. Ola Mathias gostei mto do roteiro e das dicas.
    vou p/ Machu Pichu em agosto e estou achando tudo mto caro… não queria fazer a trilha de 4 dias pq acho q não dou conta, mas a de 2 dias tá um absurdo… então achei essa opção mto boa!
    tenho só uma dúvida: qual melhor horário p/ sair de Cusco? Pq queria fazer a trilha durante o dia… tipo se pegar o onibus as 20:00 chega de madrugada à Santa Tereza e dai é possivel ficar lá esperando p/ fazer a trilha de manha… como a maioria dos mochileiros fazem? pq seria legal ir num grupo… tenho um pouco de medo…
    desde já obrigada…

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Janaina, tudo bem?

    Eu não sei exatamente os horários de saídas dos ônibus que vão de Cusco para Santa Maria, e como as conexões de Santa Maria para Santa Tereza e de Santa Tereza para a hidroelétrica estão hoje em dia.

    Quando eu fiz esse trajeto 4 anos atrás, esse trajeto era pouco divulgado e eu nem tinha muita certeza se daria certo ou não, mas em 4 anos muita coisa muda ( neste caso para melhor ) e as opções para turistas geralmente aumentam rapidamente.

    Se tu ta viajando sozinha, eu recomendaria, ficar num hostel e fazer amizade por lá para ter companhia na hora da caminhada da hidroelétrica para Aguas Calientes. Eu me senti seguro no caminho, pois tinham outros viajantes próximos ( e no caso fiz amizade com 3 chilenos no caminho ), mas realmente é melhor já ter companhia antes de começar.

    Assim que o melhor horário para ir para Santa maria tu vai provavelmente descobrir no hostel mesmo, pois tu vai acabar fazendo amizade para viajar junto com outros viajantes. Se tu não fizer amizade no hostel, com certeza no trajeto de Santa Maria para Santa Tereza tu vai acabar fazendo para de algum grupo para caminharem juntos.

    Medo é normal, mas chegando lá ele vai diminuir bastante :)

    Boa sorte, boa viagem e qualquer coisa é só perguntar!

    Abraço!

  10. parabéns pelo seu artigo! sou marinheiro de primeira viagem estou colhendo suas dicas para ir em breve…a ideia é ficar uma semana…consegui passagem de aviao por 750 reais ida e volta até cuzco…quanto em dinhero consigo sobreviver por la por uma semana, fazendo esse trajeto de mini vans e mais 4 diarias de hotel barato e refeiçoes, mais ingresso para machu pichu? obrigado

    [Responder]

    esqueci

    Fred

    achei passagem por 561 reais ida e volta para Galeão-lima partindo dia 9 de maio…ainda tá esse preço!

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Robson! Cara desculpa, me perdi aqui nos comentários e deixei o teu sem responder…

    Infelizmente eu não tenho as informações para responder a tua pergunta. O hotel barato tu pode achar preços na internet e as refeições tu pode fazer em supermercado, dai vai depender do que tu quer comprar…

    Mas pesquisa o hotel na internet já, que como isso vai provavelmente ser o teu maior gasto, dai tu vai ter uma ideia de quanto tu vai gastar…

    Boa viagem e boa sorte!

  11. Bom dia,

    Mathias, como você fez para a compra dos ingressos para Machu Picchu? Comprou no Brasil pela internet ou comprou em Cuzco mesmo?
    Estou Querendo viajar com uns amigos no inicio de agosto para lá.

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Patrick, tudo bem?

    Cara eu comprei o meu ingresso em Aguas Calientes mesmo sem problema, mas parece que hoje em dia é recomendado comprar com mais antecedência.
    Eu no caso trataria de comprar a entrada assim que tivesse comprado a minha passagem de avião :)

    Abraço!

  12. Boa tarde Mathias, sua matéria sobre “De Cusco – Para Machu Picchu (Maneira mais barata!)” está me ajudando muito. Parabéns pelo blog!

    Se for possível, me ajuda com as dúvidas que relatei no comentário abaixo.

    Obrigado!

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Daniel, tudo bem?

    Cara para responder bem a tua pergunta abaixo eu vou precisar um pouco mais de tempo, provavelmente esse final de semana.
    Fica tranquilo que eu vou responder ela e assim que eu responder tu vai receber um email te avisando que a pergunta foi respondida!

    Abraço!

    esqueci

    Daniel Oliveira

    Tudo bem!

    Ok, vou aguardar.

    Obrigado e um abraço.

    esqueci

    Daniel Oliveira

    Mathias, você poderia me enviar as coordenadas da rodoviária Santiago em Cusco (Latitude e longitude), para eu marcar no Google Earth?

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Cara a “rodoviária” para ir para Santa Maria eu não sei as coordenadas, mas com certeza o pessoal do teu hostel/hotel vai saber sem problemas!

    esqueci

    Daniel Oliveira

    Se não for pedir muito pode me enviar as coordenadas do ponto final do ônibus em Santa Maria e as coordenadas do ponto final da mini van próximo a hidroelétrica.

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Daniel, eu não sei exatamente aonde o ônibus chega, mas Santa Maria é tão pequena que não tem como se perder.
    As outras coordenadas estão abaixo. As tuas outras perguntas vou ter que responder outro dia.

    Abraço.

    Santa Maria:
    Latitude: 13° 0’26.70″S
    Longitude: 72°38’12.48″V

    Santa Tereza:
    Latitude: 13° 7’43.00″S
    Longitude: 72°35’37.57″V

    Hidroelétrica:
    Latitude: 13°10’28.86″S
    Longitude: 72°33’40.17″V

    esqueci

    Daniel Oliveira

    Valeu Mathias, obrigado.

  13. Boa tarde pessoal!

    Comprei uma passagem numa promoção da TAM saindo do Rio de Janeiro p/ Cuzco com
    conexão em São Paulo e Lima para o fim de abril por R$576 ida, volta e taxas.

    Alguém pode me ajudar com algumas dúvidas que tenho?

    Vou chegar em Cuzco no sábado dia 27/04/13 por volta do meio dia e volto 01/05/13
    16hs.

    Meu objetivo principal é conhecer Machu Picchu, e depois vejo o que consigo
    conhecer de Cuzco. O que seria melhor, ir para Aguas Calientes no sábado a tarde
    ou domingo de manhã?

    Qual a melhor opção, levar Real e trocar por Sol lá em Cuzco, ou tentar trocar
    aqui no Rio de Janeiro mesmo? Caso o melhor seja lá em Cuzco, onde posso fazer
    um bom câmbio no sábado a tarde?

    Qual a temperatura média no início da maio? Para eu ter uma noção de quais
    roupas levar.

    Quanto a comprar o ingresso, compro um ou dois dias antes da viagem?

    Alguém sabe se tem camping em Aguas calientes, qual o valor e o endereço?

    Alguém pode me indicar um hostel bom e barato em Cuzco próximo ao aeroporto?

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Daniel,

    Respondendo as perguntas então.

    Sobre ir Sábado ou Domingo. Acho que mesmo que se tu quiser, tu não consegue ir no Sábado, pois não teria mais trem e ônibus a tarde.
    Para ver os horários do trem o link é esse: https://www.perurail.com/es/

    Sobre levar Sol do Brasil. Cara no Peru se aceita o dólar americano também e considerando isso eu levaria uma quantidade em dólar, mas faria a troca por Sol no Peru mesmo, para não perder tanto na conversão no Brasil. Eu não tenho uma casa de câmbio para recomendar, mas isso o teu hotel/hostel com certeza vai poder indicar para ti.

    Cara viajar significa pesquisar também, para ver o clima de lá, tu pode usar esse link aqui: http://www.accuweather.com/pt/pe/peru-weather

    Sobre compra de ingresso. Eu compraria o quanto antes! Tu vai ter que comprar de qualquer jeito, por que esperar…

    Camping em Aguas Calientes eu não conheço, talvez algum outro leitor possa ajudar nessa…

    Por que hotel perto do aeroporto? Seria muito mais conveniente ficar próximo ao centro, mas a decisão é tua. Eu gosto de ver preços e hotéis em site como esse: http://www.portuguese.hostelworld.com/

    Cara eu acho que era isso, pesquisa ai o que falta e qualquer coisa manda um outro comentário!

    Abraço!

  14. Mathias, vou para o Peru em Maio. Já comprei as passagens paguei 750,00 ida e volta (São Paulo – SP – Lima -Peru), vou pela TACA, comprei na Decolar. Vou descer em Lima, locar um carro e tentar chegar a Matchu Pitchu. Vc sabe me dizer qual o melhor trajeto de Lima para Cusco?
    Pelo que pesquisei, não é possível chegar de carro à Águas Calientes, então vou ter que deixar o carro em Cusco, que vai ser um problema, pois não faço ideia onde poderei deixar o carro.
    De Cusco tenho que pegar o Trem e para chega em Águas Calientes. Você sabe me dizer o valor em reais desse trem (ida e volta)?
    Não estou com muita grana, então preciso economizar e pegar toca dica possível para não ser tapeada e cair numa roubada.
    Outro coisa, meu Espanhol é fraco e não falo Inglês, será que terei muita dificuldade?
    Referente a Cusco, vc sabe me dizer a faixa de preço de hospedagem para casal? E Águas Calientes (pretendo ficar uma noite e retornar a Cusco no dia seguinte)? Pelo que pesquisei parece que em Águas Calientes a hospedagem e restaurantes são bem caros.
    De Águas Calientes para MP, qual o melhor trajeto com relação ao custo e tempo?

    Aguardo um retorno.
    Abçs

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Ellen,

    Indo direto ao assunto então.
    Ao invés de alugar um carro e deixar estacionado em Cusco, por que você não vai de ônibus de Lima para Cusco? Com isso você não precisa se preocupar com trajeto, aonde estacionar e se o carro vai estar lá quando vocês voltarem. Caso vocês realmente queiram alugar um carro, vocês poderiam alugar quando voltar de Cusco.

    Realmente não se pode chegar em Aguas Calientes de carro. Você pode ir de mini van e caminhada da maneira que eu explico nesse artigo acima, ou de trem. Os preços de trem tu pode conferir nesse website (http://www.perurail.com/) e é recomendado comprar as passagens com antecedência.

    Quanto ao espanhol, acho que se tu entendes um pouco e com mimica, tudo se resolve. O importante é não ficar com vergonha de perguntar as coisas ou pedir para repetir se você não entendeu.

    Para saber os preços de hospedagem o melhor é dar uma olhada online em sites como http://www.portuguese.hostelworld.com ou outros do tipo. Se tu procurar por hospedagem e o nome da cidade no google opções irão aparecer. Eu gosto de procurar em inglês, pois geralmente aparecem mais alternativas.

    Realmente os preços em Aguas calientes são um pouco mais salgados, mas se a grana está realmente curta, comprar algo no supermercado é sempre uma opção mais barata.

    De De Águas Calientes para Machu Picchu ou você vai a pé ou você vai de ônibus. Eu fiz a caminhada para economizar, mas pela altitude elevada e por ser subida o tempo todo eu acabei cansando um pouco e acho que demorei em torno de 40 minutos. De acordo com a Flávia que postou um comentário abaixo os atuais preços são: Subida a Machu Picchu: com carnet de estudante ISIC: 60 soles, sem carnet: 120 soles.

    Viajar barato significa pesquisar bastante também, mas acho que agora tu tem um pouco mais de informação para continuar tua pesquisa!

    Abraço e boa sorte!

  15. Bom, Mathias primeiro queria te parabenizar, sua pagina é 10 mesmo, bem explicadinha, segui todas suas dicas sobre o que levar, onde se hospedar, etc. Decidi viajar para o Peru assim de ultima hora no dia 8 de fevereiro e por acaso me encontrei com sua página.Realmente seu roteiro para Machu Picchu é o melhor, economico de verdade e nao tem muito misterio mesmo. O unico problema que tive nessa viagem foi ter o azar de contratar os serviços de uma agencia pirata! Uma agencia nos levou pelo mesmo trecho que vc fez, com caminhada da hidroeletrica e talz. O preço que nos ofereceu era tentador, 110 dolares por 3 dias e 2 noites em aguas calientes, incluindo entrada a machu picchu, todas as refeiçoes y trasporte. Bom, quase nada foi cumprido. Houve um deslizamente a caminho de Santa tereza, nos fizeram atravessar a pé, dizendo que do outro lado outro carro estaria nos esperando, pura mentira! Tivemos q ir caminhando ate Santa tereza uns 40 min. Chegando lá nao queriam nos dar almoço pq nao conseguiam comunicaçao com a agencia. Depois nos fizeram pagar 5 soles para nos levar ate hidroletrica, sendo que ja estava incluso no pagote, de lá partimos pra trilha ate aguas calientes, ” detalhe”: ja eram 6 ou 7 da noite. fizemos a trilha no escuro, foi horrivel, 1 guia para 50 pessoas. Chegamos a Aguas Calientes as 11 da noite. No outro dia entregaram nossas entradas a machu picchu sem wayna picchu. Na volta a hopedaje ( nos prometeram hostal com tv a cabo, internet..) nao tinha agua quente no chuveiro. Só me resta rir!!! Quando voltamos a Cusco fomos a policia turistica e denunciamos a agencia, ai foi quando descobrimos que era pirata. No final das contas tirando todo o estresse dessa agencia, foi tudo maravilhoso, o lugar é mesmo inesquecivel. O que eu aconselho a todos que estiverem lendo: Antes de contratar o serviço de alguma agencia va na i- peru, lá eles te indicam agencias serias. Mas se vc quer quiser um conselho melhor: Va sozinho sem agencias. Nao tem misterio nehum chegar a Machu Picchu, sempre seguindo o trilho do trem, vc chega a Aguas calientes tranquilamente, e tem um desvio se por acaso nao quiserem passar pelo tunel escurao.
    Vou escrever aqui os preços atualizados de todo teu roteiro:
    Van de Cusco ate Hidroeletrica: em media 40 soles.
    Hidroeletrica a Aguas Calientes: caminhada
    Hostal em Aguas Calientes varia entre 30 y 50 soles
    Refeicoes: varia muito, mercado em media 10 soles uma refeiçao e nos restaurantes vai de acordo com sua votade. eu comi um pizza grande com refrigerante com 2 amigos por 55 soles.
    Subida a Machu Picchu : com carnet de estudante ISIC: 60 soles sem carnet: 120 soles
    Acrescimo para Wayna Picchu 5 dolares sem carnet, com carnet: 10 dolares.

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Flávia, ótimo comentário!
    Quando a esmola é boa demais, até o santo desconfia. Fico triste que tenha acontecido esse problema com essa agência pirata, mas que bom que no final das contas isso não tirou o sabor da tua viagem. :)

    Flávia muito legal esse teu comentário. Super bem vinda a tua atualização dos preços e até então nunca tinha ouvido em agências piratas, mas como tu disse dá para fazer os arranjos sem a ajuda de uma agência sem muitos problemas.

    Mais uma vez obrigado pelo comentário que com esse detalhamento com certeza vai ajudar muitos outros viajantes!

    Abraço e melhor sorte na próxima viagem!

  16. Muito bom o post!!! Vou na próxima semana começar o roteiro Bolivia – Peru (Machu Picchu)e algun preços da trilha me assustaram muito…kk (300, 400 dólares)…essa sugestão do ônibus e minivans foi ótima…

    farei o trecho: Corumbá – Santa Cruz – Sucre – Potosi – Uyuni – Cochabamba – La Paz – Copacabana – Cuzco – Machu Picchu..

    depois posso compartihar a experiência desse roteiros…ajudar outros mochileiros…

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    E ai Henrique, tudo bem?

    Cara parece bem legal esse teu roteiro e se quando tu voltar quiser compartilhar a tua experiência, com certeza será muito bem vinda!!
    Quanto mais relatos de viajantes melhor para os próximos mochileiros!

    Boa viagem e nos falamos na tua volta!!

  17. Poh me ajudou muito voce ter relatado a sua experinecia para eu saber de como chegar ate Machu Picchu.
    Estarei indo pra la em Setembro,precisava de algumas outras dicas e espero que possa me ajudar.Irei ficar hospedado em Cuzco.
    Se eu for de trem de manha bem cedinho e voltar no final da tarde, acha que iria dar tempo pra eu subir e tirar umas fotos? Ou seria melhor eu arrumar um lugar pra dormir por la mesmo?
    Onde posso trocar real por Sol Peruano?
    Algum cuidado especial que devo tomar nesse pais? Tipo lugares onde nao ir?
    Aguardo respostas!
    Grato desde ja e vlw por ajudar !!

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Mauricio, tudo bem?

    Cara sobre ir e voltar no mesmo dia é possível, mas com certeza vai ser meio apertado.
    O trem demora em torno de 4 horas de Cusco para Aguas Calientes e 20 minutos de ônibus de Aguas Calientes até Machu Picchu. Assim tu vai viajar por quase 9 horas no mesmo dia, mais a caminhada dentro do complexo de Machu Picchu, localizado a mais de 2000 metros de altura, que cansa bastante.
    Eu fiquei duas noites em Aguas Calientes, mas eu fui de ônibus e a pé o que toma muito mais tempo e cansa muito mais a pessoa. Eu diria que vale a pena ficar pelo menos uma noite em Aguas Calientes para aproveitar melhor o momento, mas essa é uma decisão que tu tem que decidir tu mesmo.
    Para ver preços e horários do trem de uma olhada aqui http://www.perurail.com/

    Para trocar Real por Sol Peruano exitem casas de cambio em Cusco e o teu hotel/hostel pode te ajudar nisso também dependendo do caso. Para saber mais sobre como levar dinheiro seria interessante tu dar uma olhada nesse artigo que eu escrevi: http://www.esquecimeuendereco.com/como-levar-dinheiro-para-uma-viagem-ao-exterior

    Cara cuidado é importante no mundo inteiro. Eu me senti seguro em Cusco, mas isso muda de pessoa para pessoa. Neste caso para ter uma informação mais completa, é bom perguntar no hotel/hostel sobre cuidados e lugares para se evitar enquanto tu estiver em Cusco.

    Se tiver mais dúvidas, é só mandar, e que puder eu vou tentar responder!

    Abraço!

  18. Falaí, galera! Só para constar, estive em M.P. em Julho deste ano, via trem da morte desde Puerto Quijarro / Bolívia. Também fiz a caminhada pela linha do trem e garanto ser bastante sossegado o trajeto. Aconselho a fazer pelo menos ida ou volta durante o dia, pois o visual compensa, e muito, o cansaço. Depois vou postar aqui o link do meu relato de viagem, com custos e locais para descansar. Um abraço. Parabéns pelas postagens.

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    E ai Hélio, beleza?

    Cara obrigado por compartilhar a tua experiência aqui no blog! As vezes o viajante esta com receio de fazer o roteiro, mas ao ler que outros fizeram e deu certo fica mais confiante!

    Manda o link mesmo!

    Abração e boas viajens!

  19. Olá Mathias! Obrigado por compartilhar seu roteiro, estou indo via Acre para o Peru! Vou fazer o seu mesmo percurso, achei muito bom!!!! E se vier um trem nesse tunel dá para sobreviver???hahah

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi João!

    Legal que tu vai fazer o mesmo roteiro, eu gostei e pelo visto mais gente ta gostando também!!

    Se vier um trem dai é rezar e correr ao mesmo tempo!!! :)
    Brincadeira :) O túnel é curto e caso passe um trem tem espaço ao lado sem problema!

    Boa sorte e boa viagem!

  20. faaaaaaaaaaala pessoal .. acabei de voltar de MP e quero somente agradecer por todo o roteiro postado aqui. deu tudo certo !!! estou muito feliz em poder compartilhar isso com vcs. grande abraço e força sempre…

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Eneas!

    Obrigado pelo comentário! Bom saber que tu aproveitou o roteiro e deu tudo certo na tua viagem!

    Abraço!!

  21. boa mano !! gostei estou indo essa semana para MP se tiver alguém indo pra lá também me mandem email pra derrepente dividir um guarto … grande abraço. e obrigado pelas dicas… quando eu voltar postarei aqui também …

    [Responder]

  22. Pessoal agora em Setembro fiz esse caminho para Machu Picchu, segui as dicas do amigo e deu tudo certo. Só que como nao tinha muito tempo fiz o caminho de ida a Noite.

    Cheguei em Cusco as 19h de 17/09/2012. peguei um taxi para o Terminal Santiago (Onde saem os ônibus para Quillabamba). 5 soles
    No terminal tem onibus que saem 19:30, 20:00, 20:30. Eu comprei para 20:30 que só saiu depois das 21h.
    Cheguei em Santa Maria as 2h (manha). Ja tinha uma Van que estava indo para Santa Teresa. 10 soles
    A Van chegou 3:20h em Santa Teresa, (as vans e carros para hidrelétrica só começam a sair a partir das 7h da manha) para nao ficar esperando e como eu estava sozinho, negociei com o motorista e ele me levou ate a hidrelétrica. me custou 35 soles. (O VALOR DOS CARROS PELA MANHA É DE 5 soles.)

    Cheguei na Hidreletrica as 3:50h e comecei a caminhar para Machu Picchu, Fiz o caminho em 1:40 min sendo 1:20 a Noite, o caminho é super seguro, tanto que fiz sozinho, de noite e sem conhecer nada…

    Cheguei em Aguas Calientes ja comprei meu ingresso para MP só tinha o de 142 soles (ingresso comum 128 soles). Procurei um Hostel achei um com quarto privado cama de casal banheiro e tv com directv por 30 Soles.

    as 7h do dia 18/09/2012 subi para Machu Picchu a pé (o Ônibus cobra 42 soles só para levar).

    Passei uma noite em Aguas Calientes, na manha do dia 19/09/2012 as 6h levantei e fiz o caminho de volta para hidrelétrica, onde chegando peguei um carro que ia para Santa Teresa 5 soles, e depois um para Santa Maria 10 soles. Chegando em Santa Maria tinha Vans Saindo para Cusco, me cobraram 25 soles, negociei e consegui por 20 soles. (ouvi a mulher cobrando 40 soles de uns gringos). a Van saiu 11:30h

    Cheguei em Cusco 15:40h dia 19/09/2012, e ja comprei minha passagem direto para La Paz que sairia dia 19/09 as 22:30h.

    OBS: os taxistas em Cusco, conhecem o caminho mas vao fazer de tudo para vc desistir e comprar o pacote deles que é mais caro, e faz o mesmo caminho.)

    Da Hidreletrica para Agua Calientes tem o trem ida e volta para os Peruanos o trem custa 5 soles para turistas é 12 DOLARES. (Para quem nao quer andar)

    Obrigado pelas dicas, confiei e deu certo.

    qualquer duvidas do meu roteiro, manda um Email – ricardhenriq@hotmail.com

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    E ai Ricardo! Cara valeu por compartilhar o teu roteiro, e ainda mais de uma maneira bem detalhada. Com certeza vai ajudar muita gente :)

    esqueci

    Ricardo Henrique

    que isso do mesmo jeito que o seu roteiro me ajudou MUITO, eu tambem tenho a obrigação de postar o meu para ajudar mais gente.

  23. massa. Tenho uma pergunta a quem jah esteve la este ano. Ouvi dizer q agora tem q comprar antecipado os ingressos pq nao vende em aguas calientes mais. isto é verdade ou nao? Vou em outubro/2012 pra lah. value

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Amilton, eu li que tiveram bastante mudanças quanto como se comprar os ingressos e aonde se pode os ingressos. Eu achei esse artigo sobre o assunto e acho que ela está mais por dentro do que eu. Confira o artigo aqui: http://www.dividindoabagagem.com/2011/07/mudancas-na-compra-de-ingressos-para.html

  24. cara, qual o tamanho desse tunel? hahahaha

    Medo de morrer atropelado

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Pois é cara, na hora de entrar no tunel a gente da uma olhadinha pros dois lados, mas quando ta lá dentro da um friozinho na barriga sim :)

  25. Fiz esse mesmo roteiro no final de 2008, decidido após sugestão
    do dono de uma mini pizzaria mto boa em Cuzco e assino em baixo!
    Vale mto a pena…viagem inesquecível!!!

    Abraço

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Nelson, obrigado por dividir a tua experiência aqui no blog. Assim quem sabe encoraja mais gente de fazer o mesmo trajeto!

    Obs. Se tu ainda te lembrar manda um novo comentário com o nome da pizzaria pra gente! Uma pizzaria boa é sempre uma boa dica!

  26. Mto bom Mathias!!!
    Com esse preço, mta gente deve optar mesmo, rsrs ;)
    Gasta-se pouco e conhece muito, rsrs
    É o lema do mochileiro, rsrs
    Abraçao

    [Responder]

    esqueci

    Mathias Matas Hennig

    Oi Mauricio! Obrigado pela visita :)

    É verdade cara, se dinheiro não fosse problema, acho que todo mundo estaria sempre de partida para alguma viagem!
    Enquanto isso, quanto mais poder conhecer pagando menos deve deixar qualquer mochileiro feliz!

    Abração!

Comentário

  • (Necessário)
  • (Necessário) (Não será publicado)
  • (Sem o "@") (Pode ser publicado)
  • (O link completo para a sua página no Facebook) (Pode ser publicado)


+ 4 = 12

Comentários mais recentes

Popular

Lindos Lugares do Mundo Lindos Lugares do Mundo Lindos Lugares do Mundo Lindos Lugares do Mundo Lindos Lugares do Mundo Lindos Lugares do Mundo

Últimos Twitts